segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Salitre: Vereadores na Sessão desta Segunda Feira (24/09) votam projetos

Mais uma Sessão é realizada em Salitre, nesta Segunda Feira (24/09).
Após fazer a chamada nominal dos vereadores, estando todos presentes, lida a ATA da Sessão Anterior e a mesma ser aprovada, com nada constando no expediente da Sessão, foi lido dois projetos de lei, distribuídos aos vereadores, um com objetivo de fixação dos subsídios do prefeito, vice prefeito e vereadores, o segundo projeto, onde a emenda é a autorização de abertura de crédito adicional do suplementar, orçamento da despeça do exercício financeiro de 2012, O Presidente da casa, Sr. Rondilson Ribeiro solicitou ao secretário Dr. Luciano que lesse as emendas. Depois de lidas, e falado os valores para cada cargo do prefeito, vice e vereadores, o secretário leu o parecer das comissões. 
Os vereadores votaram, e com 7 votos a favor e 2 contras, o projeto foi aprovado.
O presidente, Rondilson Ribeiro, esclareceu a abertura dos créditos adicionais, e disse que após ser aprovado o orçamento para 2012, ao município foi liberado recursos para construção de uma escola de ensino fundamental e de um ginásio de esportes, também falou sobre as ações de emergência do município e suas despesas. Falou também sobre a conquista de verbas para compra de três ônibus para o município e falou das ações de emergência com o decreto da seca no município. Com isso esclareceu os motivos em que a Administração pede a abertura de crédito no orçamento para os recursos e colocou o projeto em votação.
Os vereadores votaram e com 7 votos a favor e 2 contras, o projeto também foi aprovado.
O vereador Silvio Pinto, com a palavra, comentou sobre os projetos e disse que os mesmos foram citados e não escritos, com isso justificou seu voto contra.
O Presidente da casa, em resposta, explicou a indagação do vereador Silvio e pediu que o mesmo buscasse acompanhar os projetos.
Com a palavra facultada, o vereador dorgivan disse também não ter conhecimento dos projetos e novamente em resposta o Presidente Rondilson Ribeiro disse ser obrigação dos vereadores analisarem os projetos e buscarem ficar por dentro dos acontecimentos na Câmara.
Com a palavra novamente facultada, e ninguém tendo mais nada a declarar, a sessão foi finalizada. VEJA MAIS FOTOS:

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Salitre: Grande evento é realizado com entrega de títulos a proprietários do município

Na manhã desta Quinta Feira(20/09) realizou-se no município de Salitre, grande evento de  entrega de títulos aos proprietários de terras. O Evento foi iniciado no plenário da Câmara Municipal e Contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará Nelson Martins, do representante do IDACE Paulo Henrique, do Prefeito do Município Agenor Ribeiro, da Secretária de Agricultura Aldelice Fialho e do Representante da EMATERCE, Sr. Lóssio. O evento foi aberto a todos e muitos compareceram ali para prestigiar e ouvir os representantes. Alguns proprietários receberam seus títulos ali mesmo. Foi debatida também a situação da falta de água no município e as medidas que estão sendo adotadas para a tranqüilidade de todos. Empresários também tiveram a oportunidade de mostrar a máquina purificadora de água, que produz água através do ar, facilitando assim a vida de muitos que necessitam sempre dessa fonte preciosa, e falaram a respeito de um acordo com o município para a implantação desse projeto. Após o encontro na câmara Municipal, os representantes se dirigiram até a Serra do Salitre, para dar continuidade a entrega de títulos e por ultimo até a Serra do Baixio do Môco. Ao todo foram entregues 484 títulos aos proprietários de terras que já estão regularizadas.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Salitre: Regularização de Terras! CONVITE:


Nesta Quinta Feira, (20/09), se realizará em Salitre, grande evento com a presença do Superintendente do IDACE, Ricardo Durval e o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelsom Martins, onde na ocasião estará sendo anunciado a regularização de todas as terras do Município e será entregue 486 títulos de terras já regularizadas da Serra do Salitre e Serra do Baixio do Môco.
PROGRAMAÇÃO QUINTA FEIRA, 20 DE SETEMBRO:
AS 09:00H, ENCONTRO NA CÂMARA MUNICIPAL ; ÀS 10:30H, NA SERRA DO SALITRE - ESCOLA DOS JACINTOS ; ÀS 12:00H NA SERRA DO BAIXIO DO MOCO - ESCOLA DOS NOGUEIRAS.
Convidamos todos os cidadãos Salitrenses e que possuem terras a se fazerem presentes a esse evento.

Salitre: Sessão dessa Segunda Feira, 17 de Setembro


Foi realizada mais uma Sessão Ordinária na Câmara /Municipal de Salitre, nesse dia 17 de Setembro, onde depois de lida a ATA da sessão anterior e com nada para a ordem e expediente do dia, após feita a chamada nominal dos vereadores, deram seqüência; O Presidente da Casa Rondilson Ribeiro facultou a palavra aos vereadores, como ninguém fez uso da mesma o Presidente falou a respeito do projeto do subsídio em relação aos salários dos próximos vereadores e próximos Prefeito e vice, falou também sobre a entrega dos títulos da regularização fundiária, onde no próximo dia 20 de Setembro, o Secretário Nelsom Martins estará na cidade para fazer as entregas dos títulos aos proprietários de terra, e também a presença do Coordenador do IDACE, Durval. O Presidente também falou cada horário e as localidades onde o secretário irá fazer a entrega dos títulos. Com a palavra novamente Facultada, o Vereador Dr. Edmilson falou sobre os constantes acidentes de motociclistas e deu opções para que juntamente com a polícia militar façam um trabalho educativo para evitarem acidentes como os que vem acontecendo, como por exemplo, influenciar na cidade o uso do capacete. O Secretário Dr. Luciano também ressaltou que um acidente envolvendo o colega Vereador Ronaldo, onde alguns dias atrás se envolveu em um acidente com um motociclista, más que tudo está bem, e deixou seus votos de comoção respeitando a conduta do vereador como motorista e o elogiando. Com nada mais a declarar por parte de todos, a Sessão Foi finalizada.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Salitre: Programa Mais Educação- Escola Integral


O Programa Mais Educação (Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007 e pelo Decreto nº 7.083 de 27/01/2010) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas nos Estados, Distrito Federal e Municípios por meio da ampliação de tempos e espaços educativos através de atividades no campo das Artes, Cultura, do Esporte, do Lazer, da Inclusão Digital, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologia de Aprendizagem e Convivência (TAC), da Saúde, entre outras.
Objetivos do Programa Mais Educação:
* Contribuir para a formação integral e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens;
 
* Apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativas no contraturno escolar, incluindo os campos da educação, artes, cultura, esporte, lazer, saúde e inclusão digital.
 
Público alvo:
 
* estudantes que apresentam defasagem idade/ano;
 
* estudantes de 4º e/ou 5º anos;
 
* estudantes de 8º e/ou 9º anos;
 
* estudantes de anos/séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência;
 
* estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família.
 
Recursos:
 
* Aumento nos recursos destinados para a merenda escolar;
 
* Aumento no repasse financeiro através do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE
 
* Kits de materiais pedagógicos. (Para cada atividade há um kit específico)
 
* Recursos financeiros para auxiliar os monitores das atividades.
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM SALITRE
Número de escolas contempladas: 13 escolas
 
Quantidade de alunos beneficiados: 1.110 alunos
 
Quantidade de monitores: mais de 80 monitores ( obs.: ainda não temos o número exato)
ESCOLAS:
1. ESCOLA ANTONIO LEITE DE ALENCAR- SEDE
2. ESCOLA FRANCISCO VITURINO DE LUNA- SEDE
 
3. ESCOLA FRANCISCO DE ASSIS LEITE- SEDE
 
4. ESCOLA JOÃO RODRIGUES DA FONSECA – LAGOA DOS CRIOULOS
 
5. ESCOLA VALDIMIRO JOSÉ DE LIMA- CALDEIRÃO
 
6. ESCOLA ANTONIO PEREIRA DE ALENCAR- MILHÃNS
 
7. ESCOLA ANTONIO JOSÉ DE ALBUQUERQUE - SERRA DE SALITRE
 
8. ESCOLA FRANCISCO CEZÁRIO DA SILVA- SITIO RONCADOR
 
9. ESCOLA LUIZ SANTIAGO DOS SANTOS- SITIO TANQUE NOVO
 
10. ESCOLA JOÃO LIBANIO RIBEIRO- SITIO CAJAZEIRAS
 
11. ESCOLA CLEMENTINO RIBEIRO DE ALENCAR - SITIO BAIXIO DO MOCO
 
12. ESCOLA ANTONIO CARLOS DE ALENCAR- SITIO JACARANDÁ
 
13. ESCOLA FRANCISCO CLEMENTINO DE ALENCAR- SITIO SERRA DO FRANSCOR
 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Salitre: Sessão da Câmara Municipal dessa Segunda Feira (03 de Setembro)


No ultimo dia 20 de Agosto, a Câmara Municipal de Salitre retomou as sessões depois de 1 mês de férias. As mesmas são realizadas sempre as Segundas Feiras. Na Sessão desta Segunda Feira (03 de Setembro) após a leitura da ATA, sem nada para a Ordem nem para o Expediente do dia, um ofício do destacamento de polícia foi lido. Logo após, a palavra ficou facultada aos vereadores, a qual o vereador Dogivan fez uso da mesma e solicitou que os vereadores se comprometessem em, apesar da campanha, comparecer  as sessões para que não caísse no costume a falta das mesmas. Na sessão Compareceram Os vereadores Otoniel, Carlos Costa, Dogivan, Silvio Pinto, Dr. Edmilson e Carlos Antonio. O Presidente da Casa, Rondilson Ribeiro, por motivos superiores esteve ausente!