segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sessão Ordinária - Sexta Feira 18 de Outubro

Com a Presença de Todos os vereadores, foi realizada mais uma Sessão Ordinária nesse dia 18 de Outubro (Sexta Feira) no Plenário da Câmara Municipal de Salitre. Após a abertura o Sr Presidente Alderi Fialho solicitou a Secretária a leitura da ATA da Sessão Anterior. Logo após solicitou também a leitura do expediente do dia onde constava um Ofício Nº 049/2013 sobre a recomendação 03/2013 da Promotoria de Justiça. Constava também um oficio de nº 1610/2013 da Prefeitura Municipal de Salitre em resposta a o Ofício da Promotoria com suas devidas rprovidencias as recomendações e regularizações. Constava também o ofício de Nº 1710/2013 que trata das dificuldades de ordens financeiras pela diminuição dos recursos para os  pequenos municípios e reorganização administrativa do município no âmbito financeiro. Constava também um indicativo da vereadora Francisca Sales que se trata do cadastramento de cisternas para localidades, precisamente a comunidade de Chapada dos mendes. Constava mais um indicativo da mesma vereadora, solicitando quebra-molas na comunidade de lagoa dos crioulos. Constava ainda o Ofício nº 03/2013 dirigido ao presidente Sr Alderi Fialho, onde levava ao conhecimento do mesmo e de todos da casa, uma audiência pública com que será realizada no dia 30 de outubro as 09h da manhã para tratar sobre a problemática da água junto a CAGECE e foi lido o Ofício nº 004/2013 dirigido a CAGECE, ambos da vereadora Francisca Sales. Em seguida a Secretária Leu o indicativo do Vereador Ronaldo Pereira que trata-se da construção de uma lombada  em frente a Escola da Comunidade do Sítio Roncador e o indicativo que trata-se da construção de uma lombada na rua São Pedro na Saída para Araripina. 
Após leitura dos expedientes do dia, foi solicitado a leitura da Ordem do dia, onde constava o Projeto de Lei que propõe alterações na lei municipal nº 191/2013 por motivos das dificuldades de ordem financeira pela diminuição nos repasses federais e estaduais do ano em curso que atingiu os pequenos municípios. Constava também o projeto de lei nº 020/2013 que dispõe sobre a alteração na remuneração dos servidores ocupantes dos cargos comissionados do município e o Projeto de Lei nº 021/2013 que dispõe sobre a alteração na lei municipal nº 177/2012. Após leitura dos projetos, o presidente informou que serão encaminhados as comissões para estarem analisando e assim poderem votar na próxima Sessão. Com a palavra facultada e nenhum vereador fazendo o uso da mesma, a Sessão Foi encerrada.
Câmara Municipal de Salitre - Legislando Para o Povo
Alderi Fialho - Presidente Gestão 2013/2014

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Reunião e visita as casas dos beneficiários MINHA CASA MINHA VIDA

Reunião e visita as casas dos beneficiários MINHA CASA MINHA VIDA (07 de outubro), o presidente da Câmara Sr Alderi Fialho participou da reunião com os beneficiários e acompanhou os técnicos responsáveis pelo programa nas visitas... 


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sessão Ordinária dessa Sexta Feira (27 de Setembro)

A Sessão desse dia 27 de Setembro (sexta Feira) Foi presidida pelo Vice Presidente da Casa Sr Carlos Antonio, pois por motivos de força maior o Presidente Sr Alderi Fialho teve que se ausentar. Após iniciar os trabalhos o Sr Carlos Antonio Solicitou que ficassem de pé para entoarem o hino municipal, em seguida pediu que fosse lida a ATA da Sessão Anterior, pelo Vice Secretário Vereador José Elder, na ausência também da Secretária Luzinete Andrade por motivos de Força Maior. Após leitura da ATA. Após leitura foi solicitado que fizesse a leitura da Ordem e Expediente do dia, os quais constavam propostas e indicativos a serem analisados e votados. O Vice presidente Carlos Antonio, usando da palavra agradeceu a todos pela força recebida em um momento tão difícil que foi o falecimento do seu irmão José Domingos e pelas homenagens através da câmara. Agradeceu também a força e homenagens pelo falecimento do seu primo “Manim” que veio a falecer vítima de um choque elétrico, residente na comunidade de Espírito Santo. Em seguida a palavra foi facultada, e pela ordem, a Vereadora Francisca Sales fez uso da mesma.Em sua fala, enalteceu as percas ocorridas  na região e dando forças, saudou também aos vaqueiros presentes. Concluiu falando sobre os indicativos de sua autoria, projetos e a festa do padroeiro. Em seguida o Secretario de Meio Ambiente foi convidado a fazer parte da bancada dos vereadores. 
A Vereadora Lourdes Jacó, fazendo uso da palavra, fez menção ao seu indicativo, explicando o motivo de tê-lo criado. O Indicativo tratava-se da criação de um posto de saúde na comunidade de Lagoa Redonda. Na seqüência fez uso da palavra a Vereadora Rejane Elói, onde saudando a todos os presentes, explicou seus indicativos, onde solicitava a diminuição e respeito dos veículos de sons volantes para com as instituições religiosas e a solicitação de lombadas para algumas ruas. O Vereador Paulo Pereira fez uso da palavra em seguida e deu apoio aos demais vereadores pelos indicativos, falou sobre o falecimento do vaqueiro “manin” residente no Espírito Santo. 
Em Seguida Falou o vereador José Elder “Novinho” onde deu forças aos familiares de pessoas tão queridas que faleceram. Destacou a situação da saúde no município, onde pediu mais humanidade dos profissionais da área para com a população. O Vereador Sebastião Ângelo, falou sobre as perdas para o município e deu apoio aos indicativos em destaque pelos demais vereadores. O Vereador Ronaldo Pereira, de igual teor, destacou a situação da saúde no município, onde pediu a atenção dos profissionais com aquelas pessoas que realmente precisam dos cuidados devidos e parabenizou aos vaqueiro s pelo seu dia destacando o dia do vaqueiro. 
Com a palavra dos vereadores, a oportunidade foi passada para o secretário de meio ambiente, onde deu seus pêsames pela perca de companheiros queridos, falou também na perca de seu cunhado. Parabenizou os vereadores pelos indicativos e destacou assuntos como a saúde, a praça, sinalização das avenidas e festa do padroeiro. A palavra foi facultada para um dos vaqueiros presentes a Sessão, onde fez uso da mesma o Sr Tasso, onde ressaltou a morte de um vaqueiro querido que foi o manin, e recitou uma mensagem pela passagem do dia do vaqueiro. O Sr Viana Félix conselheiro Municipal de Saúde, também teve a oportunidade e falou um pouco da situação da saúde no município. Sem mais para o momento e agradecendo o comparecimento de todos os presentes, o Sr Vereador e Vice Presidente Carlos Antonio assim finalizou a Sessão.
Câmara Municipal de Salitre - Legislando Para o Povo
Presidente: Alderi Fialho

1º de Outubro: Dia do Vereador - Parabéns aos Vereadores de Salitre


Neste dia 1º de Outubro comemora-se em todo o país o Dia do Vereador, instituído pela Lei Federal 7.212/1984. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então Presidente Da República Brasileira, o general João Baptista deOliveira Figueiredo nos termos do § 2º do art. 59, da Constituição Federal, e pelo Presidente do Senado Federal, Senador Moacyr Dalla, em 20 de julho de 1984.
Queremos Parabenizar nossos Vereadores:
Sebastião Angelo


Segundo a lei, no dia dedicado ao vereador as Câmaras e Prefeituras Municipais poderão promover iniciativas que comemorem a efeméride.
O Edis
Mais que comemorar e trocar saudações é também uma data para se refletir sobre o verdadeiro papel do vereador na sociedade, possuindo um papel importante no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o poder legislativo. A atuação do poder legislativo é fundamental na democracia e o Vereador é peça indispensável.
Reconhecido o “espelho da comunidade” e o ponto de referencia dos anseios populares, o vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo. Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamações e de pedidos diversos.
É ele que tem que ouvir as críticas – quase nunca elogios – e, na medida do possível (quase que por mera obrigação), atender o eleitor e/ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes. É verdade que o cargo de vereador pode até dar certo status aos detentores, o convívio com personalidades e autoridades ilustres. Mas é verdade também que o cargo exige certos sacrifícios.
A ausência do lar e da família muitas vezes em função dos compromissos legislativos até mesmo em outras cidades ou estados, ou mesmo o distanciamento quase que diário da família por causa das intermináveis reuniões, incontáveis visitas e afazeres pertinentes ao mandato Neste Dia do Vereador, a mensagem que fica é que deve haver mesmo entrega e doação, pois a causa é nobre e a sociedade merece ter a reciprocidade da confiança depositada.
A resposta que cada vereador pode – e deve dar – é o trabalho, a dedicação e a intervenção sistemática junto aos órgãos competentes, no sentido de que as suas ações possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o bem de toda a coletividade. “Ser vereador, é ter consciência das necessidades do povo que lhe conferiu a missão de bem representá-lo”.