terça-feira, 15 de março de 2011

Câmara discute problema da falta de água no município.


Uma Comissão Municipal denominada Pró-Água, do Grupo dos Amigos de Salitre, que é formado por jovens salitrenses, solicitou do Presidente da Casa, o recinto da Câmara para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de discutir com autoridades competentes o problema da falta d água no município. O tema é: Temos sede, queremos água. O Presidente Rondilson Ribeiro, garantiu o espaço e com os demais vereadores estarão juntos, no sentido de discutir a problemática da água. A audiência está marcada para o dia 02 de abril e já estão sendo contactados representantes da Cagece, Cogerh, governo estadual, entre outras autoridades.

No tocante a este assunto, todos os vereadores apoiaram a idéia da realização da audiência pública. Para o vereador Silvio Pinto, seria viável ao município, criar o Plano Municipal das Águas. Com esse plano, o município teria mais uma chance de resolver o problema e que seria interessante a presença do Secretário das Cidades, Camilo Santana, para ver de perto a verdadeira situação vivida pelos salitrenses.

O vereador Otoniel Oliveira disse que não se pode transferir esta responsabilidade para a população, que a Câmara tem de cumprir o seu papel de defender o povo salitrense e que é preciso a união de todos, independente de partido político e “tenho certeza que o prefeito entrar nesta luta também, por que ele é salitrense e tem interesse em resolver também este problema.”

Várias idéias foram apontadas para a resolução da falta d’água. O Dr. Edmilson, por exemplo, disse que se canalizar todos os poços profundos instalados na sede do município, dá para abastecer toda comunidade. O vereador fez um cálculo: Todos os poços da sede produzem uma vazão de 30 mil litros/hora; se utilizar o sistema 20 horas, dará 600 mil litros/hora; que segundo o vereador é suficiente para atender a demanda da população. Só que, de acordo com o vereador Silvio Pinto, todos os poços estão “contaminados” e que não serve para o consumo humano. Ai é necessário um trabalho de tratamento.

De acordo com o censo demográfico, na sede do município tem 2.300 prédios domiciliares e uma população de 5.622 habitantes e que não tem água na suas torneiras.

****************

As fortes chuvas têm causado problemas no sistema do transporte escolar do município de Salitre, devido o péssimo estado das estradas. O vereador Carlinhos da Bolandeira relatou que nas regiões do Baixio do Môco, Açude Novo e Bolandeira, tem mais de 100 alunos prejudicados por que o transporte não tem condições de trafegar. O vereador pediu ao líder do Governo Carlos Costa que levasse essa preocupação até o gestor municipal, para que o mesmo possa fazer algo para resolver a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está reservado para os seus comentários. Utilize dos seus direitos, mas lembre-se das moderações.