sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Comunidades de Salitre recebem tratores



Nesta terça-feira 27/12/2012, o Governo do Estado do Ceará lançou oficialmente o programa "Hora de Plantar" e entregou à quatro comunidades agrícolas do município de Salitre  04 (quatro) tratores, ou seja um trator para cada comunidade, tratores esses que irão beneficiar  aqueles agricultores e suas familias no manejo da terra e com isso implementar a agricultura local.

 O Prefeito Agenor Ribeiro (PT), acompanhado dos Secretários Alderi Fialho da Agricultura, Alexandre Franklin de Cultura, do Presidente da Câmara municipal Rondilson Alencar e dos representantes das comunidades beneficiadas, Francisco Pedro, Valdir da Margarida e Zé Calô, estiveram presentes na Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará, para a solenidade de lançamento oficial do programa e da  entrega de tratores, sementes, quites de higiene de ordenha leiteira, certificados de  habilitação em trator e para o lançamento oficial do programa“Hora de Plantar”.

Na oportunidade o Governador do Estado fez a entrega simbólica das chaves dos tratores agrícolas e certificados de habilitação para a condução dos mesmos, o município de Salitre foi contemplado com 4 Tratores que irão contribuir com o manejo da terra das localidades de: Bom Jardim, Roncador, Margarida e Cavalcante, a entrega oficial dare-se até o final da 1ª quinzena do mes de Janeiro de 2012, onde o representante da concessionaria levará os tratores e entregará diretamente no local.

 Os veículos beneficiará diretamente cerca de 160 famílias de agricultores do município de Salitre, com as maquinas  o manuseio da terra tornara-se mais fácil e trará economia financeira para aquelas comunidades, pois, as mesmas não irão mais ter a necessidade de alugar tratores para o preparo das terras para o plantio.
O Prefeito Agenor ficou entusiasmado com a conquista dos Tratores para o municipio de Salitre, onde na ocasião, foi recepcionado pelo Secretário Nelson Martins e pelo Governador Cid Gomes no café da manhã oferecido pela Secretária de Agricultura do Estado,  lá o Prefeito Agenor teve a oportunidade de agradeçer pessoalmente ao Governador Cid Gomes e ao Secretário de Agricultura Nelson Martins pelas maquinas.
 “Temos condições de fazer com que o Salitre se transforme no celeiro do Cariri Oeste, temos um potencial enorme e precisamos explorar esse potencial ao Maximo,  ao deixa essa solenidade irei até o IDACE, onde tenho encontro marcado com o Dr. Ricardo Durval que é superintendente do órgão e da Drª. Jaqueline Araripe que é do departamento de desenvolvimento da Casa do Vento, lá irei tratar da agilização com urgência da regulamentação fundiária das terras salitrenses e em especial da Chapada do Araripe, pois é lá onde será construída a futura Usina Eólica da região”, explicou o Prefeito Agenor.

No IDACE o Prefeito Agenor e o Presidente da Câmara Rondilson Alencar requerem à urgência na agilização da regulamentação fundiária das terras Salitrenses com prioridade nas terras da Chapada do Araripe, pois, uma vês regularizadas as terras, será agilizado à aprovação, implantação e construção da Usina Eólica na localidade, com à usina pronta e funcionando, o Salitre gerará energia  e consequentemente renda para o municipio, é pensando em mecanismos de desenvolvimento que a administração do Prefeito Agenor transformará a força dos ventos que sopra naquele município em renda para o seu povo.

São idéias inovadoras e força de vontade que move a administração do Prefeito Agenor Ribeiro, na visão do prefeito o município de Salitre em 10 anos, terá um crescimento de 100%, pois, as ações que estão sendo planejadas hoje será o desenvolvimento do Salitre de amanhã, “Estamos preparando o Salitre para o futuro, esses planos e projetos não se faz de um dia para o outro, mais dentro de mais alguns anos todos verão um Salitre moderno e prospero” afirmou o Prefeito Agenor.

No seu discurso, o Governador Cid Gomes saudou o Prefeito Agenor e pediu a todos os agricultores salitrenses que nesse inverno que se aproxima, o município contribua para que  o Ceará bata um novo recorde na sua produção agrícola, mais, isso só será possível se todos se empenharem e unires-se, pois o Estado está fazendo o possível para com que os nossos agricultores tenham melhor qualidade  e estrutura na hora de plantar.

Exemplo da melhoria para o desenvolvimento da agricultura de Salitre é a conquista do escritório da Ematerce no município, pois, os agricultores que antes buscavam tecnologia e assistência técnica em Campos Sales e Crato, agora podem obter no seu próprio município, conquista da administração municipal que se empenha em melhorar a cada dia a vida do homem do campo e de suas famílias.

O Presidente da Câmara, Vereador Rondilson Alencar, sempre ao lado do Prefeito Agenor, busca com isso dar apoio ao executivo no que for possível para que assim veja o povo de Salitre cada dia melhor, “Seria omisso e irresponsável se  não apoiasse as ações do Agenor, vejo a cada dia esse homem em busca de projetos, recursos, melhorias para o Salitre, por esse motivo que sempre estarei ao seu lado para dar a minha contribuição e apóio, para com isso melhorar a  qualidade de vida da minha gente” enfatizou o Vereador.

Já o Secretário de Agricultura Alderi Fialho vê no apoio do Prefeito Agenor e na parceria do Governo do Estado, uma conquista de todos os agricultores do município: “ Estando a frente da secretária de agricultura de Salitre, tenho a obrigação e dever de me empenhar em dar assistência a todos os agricultores do nosso município, tenho o aval do prefeito Agenor para não medir esforços em ajudar-los, mais isso só é possivel com parcerias das associações, sindicatos e a comunidade em geral ” disse o secretário.

Os agricultores do municipio de Salitre estão de parabens com a conquista, os tratores deverão esta chegando ao municipio até o inicio da primeira quinzena do mes de Janeiro de 2012, pois o inverno esta chegando e as terras precisam estarem preparadas para o plantio das sementes e com isso e muita fé em Deus, a fartura chegará nas mesas não só do povo de Salitre mais nas mesas de todos os Cearenses.

Texto e Fotos: Ferreira jr.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Câmara entra em recesso


A Câmara de Salitre encerrou os trabalhos aprovando três projetos, dois do executivo e um do legislativo. O presidente Rondilson Alencar, pediu aos demais vereadores que indicassem alguns nomes de pessoas que de certa forma, contribui com o município, para serem agraciados com o Título de Cidadão Salitrense. Desta forma foi aprovado pelo plenário a concessão de 31 títulos de cidadão. O número não está errado, é este mesmo; 31 títulos de uma só vez. A solenidade de entrega será, quando do retorno do recesso.

Os outros dois oriundos do Poder Executivo, trata da criação do Programa Jovens do Futuro, onde o objetivo é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios e visão empreendedora dos jovens salitrenses na área da mandiocultura com cursos de beneficiamento e aproveitamento da mandioca. O programa atenderá 100 jovens, que receberão uma bolsa mensal de 100 reais, com incentivo para participação dos cursos.

O outro projeto, também aprovado, foi a concessão de uma gratificação natalina aos Agentes Comunitários de Edemias, que receberão 400 reais. Esta gratificação será paga até o dia 24 de dezembro. O prefeito Agenor Ribeiro, na mensagem do projeto, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelos Agentes e por este motivo são merecedores da gratificação.

Salitre agora tem escritório da Ematerce

Aconteceu neste sábado em Salitre, a instalação do Escritório da Ematerce naquela comunidade. O evento bastante participativo, contou entre outras com as presenças do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará Nélson Martins, do Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, Coordenador do Instituto Federal, Campus Crato, Professor Joaquim Rufino, Gerente Regional da Ematerce, Lóssio Gondim, Gerente do Escritório de Campos Sales, Vicente Fernandes, Prefeito Agenor Ribeiro, Vice João Costa, Presidente Rondilson Alencar e demais Vereadores, líderes comunitários e expressiva parcela da comunidade salitrense. 

Vale ressaltar, que apartir de agora, novas parcerias serão formadas, sempre na busca pelo fortalecimento da agricultura do município, que tem por base a mandiocultura, apontando também para outros seguimentos a serem trabalhados, na busca pela melhoria da condição de vida dos salitrenses. 

Tanto na fala do Secretário Nélson Martins, como também na de José Maria Pimenta, ficou evidenciado que Salitre será beneficiado na formação de projetos com acompanhamento técnico, ponto predominante na execução de ações. 

O prefeito Agenor Ribeiro ratificou no seu discurso, o compromisso de cada vez mais, trabalhar por um Salitre próspero, valorizando o potencial de suas terras e de sua gente.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Na oportunidade da visita à Fortaleza, o Presidente concedeu entrevista ao Site Política com Ferreira Jr.

OUÇA: