domingo, 3 de abril de 2011

Salitre, Ce - Falta de água é discutida em Audiencia Pública

Numa iniciativa da Comissão Municipal Pró-Água, formada por jovens amigos de Salitre e com o apoio da Câmara Municipal, foi realizada uma audiência pública na sede do legislativo salitrense para discutir o crônico problema da falta de água. Além dos vereadores, participou da discussão o prefeito municipal Agenor Ribeiro; o deputado federal José Airton; o gerente regional da CAGECE Marcelo Gutierrez; assessor do secretário da SDA Raimundinho; coordenador da ACB Jorge Pinto e a população que espera uma resolução o mais rápido possível. Nas discussões, o prefeito Agenor lembrou que desde o início do seu governo que luta para resolver este problema, mais que não depende apenas do município, que é preciso outras forças políticas.

De acordo com a CAGECE local para um abastecimento satisfatório são necessários 35 mil litros/hora de água. A Comissão Pró-Água mostrou numa apresentação em data-show que a sede do município dispõe de 9 poços profundos, produzindo uma vazão de 29.905 litros/hora. Hoje a sociedade do município paga muito caro pelos serviços irregulares. O valor de um tonel de 200 litros custa em torno de 5 a 7 reais, dependendo da distancia do poço até a residência. Já um carro-pipa de 7 mil litros custa entre 40 e 50 reais.

O deputado José Airton parabenizou a Comissão pela iniciativa da discussão e que é preciso juntar as forças políticas, principalmente os deputados votados no município, para intercederem junto ao governo, a resolução do problema.

(Ouça o deputado (aperte o play do lado direito do blog)


O gerente regional da CAGECE Marcelo Gutierrez explanou sobre o poço pioneiro que deveria abastecer regularmente o município; falou da possibilidade de fazer um projeto de uma adutora do açude canoas (Assaré) até a adutora já existente e que num estudo feito foi constatada a existência de água subterrânea próximo da sede do município, mais não se sabe a quantidade nem a qualidade dessa água. Outra informação do gerente regional, é que numa análise feita pela CAGECE, mostra que dos poços profundos da sede de Salitre, tem alguns contaminados e outros com água salgada.

(Ouça o gerente regional
(aperte o playdo do lado direito do blog)

A Comissão Pró-Água de Salitre está elaborando um relatório e ao lado de alguns vereadores, estarão levando ao conhecimento de autoridades competentes, a fim de resolver à problemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está reservado para os seus comentários. Utilize dos seus direitos, mas lembre-se das moderações.