terça-feira, 19 de abril de 2011

Câmara discute dengue em audiencia pública


A Câmara Municipal abriu espaço para uma audiência pública, onde o assunto foi debatido a questão dengue no município. O presidente Rondilson Ribeiro, salientou a importância de sempre estar discutindo e orientando a população no combate a dengue. Presença da Secretária de saúde Thaisa Gomes, que fez uma avaliação dos trabalhos realizados por toda sua equipe e agradeceu o apoio da Câmara e todos que fazem parte do comitê de mobilização. Presença também do Coordenador de endemias Antonio Chaves Sobrinho; Miguel Ribeiro, de meio ambiente, Dra. Júlia coordenadora da atenção básica e Miguel Antonio da Silva, secretário de educação, além de populares.

A secretária Thaisa colocou que o trabalho está intenso e a primeira mobilização do Comitê com o apoio dos agentes de endemias foi visitar todos os órgãos públicos da sede do município e que em quase todos foram encontrados focos e isto é preocupante. Outro trabalho desenvolvido, segundo a secretária, é o peixamento e o telamento de caixas d’água; também a visita aos distritos e comunidade da zona rural estão na agenda de mobilização do comitê.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mobilização do Comitê conta a dengue.


Nesta quarta feira dia 13/04 houve em Salitre uma verdadeira mobilização contra a dengue, em que todos os locais da cidade foram visitados pelo Comitê de combate á dengue. Foi uma intensa busca a procura e combate ao mosquito Aedes Aegypti, onde os prédios públicos foram visitados e revistados, sendo retirado tudo que poderia  ser local de foco dos mosquitos. As escolas, postos de saúde, a delegacia, hospitais, creches, secretarias, todos os prédios municipais e estaduais, locados ou próprios foram visitados pelo comitê.

Comitê formado para ações desenvolvidas no combate e enfrentamento ao mosquito da dengue.
    Coordenador do comitê PREFEITO: AGENOR MANOEL RIBEIRO

1. Poder legislativo: Dr. Edmilson, Rondilson e Carlos costa.
2.Vig. Sanitária: Maria Feitosa
3.Séc. de Educação: Miguel Antonio da silva
4.Sec de cultura: Alexandre frankeli
5.Sec de Obras: Edson rosal
6.Sec de Agricultura: Aderi  fialho
7.Sec de Assistência Social: Eliane pereira
8.Administração: Eraldo Rodrigues
9.Agente de endemias : Antonio chaves
10.Agente de saúde: Maria Raimunda
11.Coord.CRAS; Francisco Viana
12.Representante casa de farinha: Sr. Elias Nogueira
13.Diretora do Hospital: Zely Ribeiro
14.Rep. do Fórum: ednaldo de Sousa
15.Rep. Igreja Católica: José de Sousa
16. Rep. Igreja evangélica: Irmã Márcia
17. Rep. Procelo UNICEF aclenilta Gomes
18. Policia Militar: Subtenente Henrique
19 sec de meio ambiente; Miguel ribeiro de Alencar.
20. Secretaria de saúde: Thaysa Carvalho

 CRONOGRAMA DAS AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO COMITÊ:

06/04 Movimentação em frente ao Hospital de pequeno porte São Francisco, conscientizando a população sobre o cuidado com a dengue.

07,08 e 09 capacitações dos alunos no PSE, onde foi abordado o tema dengue com tarefas, peças, gincanas.
Antes da audiência da câmara será iniciada falando a importância do combate ao mosquito
Palestras com grupos de gestantes, idosos e crianças nas unidades básicas de saúde.

Dia 13/04 grande Mobilização do comitê de combate a dengue, visitando os prédios públicos á procura do mosquito Aedes Aegypti.

Realizado limpeza urbana em todos os terrenos baldios; Recolhido o lixo urbano. 

14/04 Capacitação dos médicos e enfermeiros para o tratamento, manejo do paciente com dengue.
Dia 16/04 Divulgação no campeonato dos jogos em Salitre

Fazendo pausa para o comitê abordar e esclarecer a população sobre a problemática da dengue.
Dia 18/04 Divulgação nas casas de farinhas.

Visita com a participação das enfermeiras e o comitê de combate e enfrentamento á dengue, explicando o cuidado e os perigos da dengue.

Dia 19/04 Grande Movimentação na área do distrito lagoa dos crioulos com entrega de sextas básicas para as casas livres de dengue.

Diariamente Divulgação em massa (carro de som, radio) em todo o município de Salitre.

Dia 18/04 Audiência publica na câmara de vereadores para abordar o tema.

Dia 19/04 Grande Movimentação na área do distrito lagoa dos crioulos com entrega de sextas básicas para as casas livres de dengue.

 20/04 Identificação das áreas de riscos ex: casas fechadas, abandonadas pelos agentes de endemias e Agente de saúde do município.

 23/04Movimento no dia da feira com barracas e panfletos informando a população a problemática da dengue e suas complicações;

Todo o mês de abril acontecerá Divulgação nas escolas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Coopetisa se reune na Câmara Municipal


Os cooperados da COOPETISA – Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Salitre se reuniram extraordinariamente para discutir sobre horários e funcionamento dos serviços do transporte coletivo. A reunião aconteceu na Câmara Municipal, com o apoio do presidente Rondilson Ribeiro e dos demais vereadores, já que existia certa insatisfação por parte dos usuários, principalmente por que os transportes não funcionavam aos domingos.

Agora, numa decisão tomada pelos cooperados, aos domingos haverá na linha Salitre/Campos Sales 2 veículos pela manhã e 2 no período da tarde. Na reunião também ficou acordado que o primeiro carro terá o horário de 07h10minh e o próximo sairá após 40 min, ou antes, se tiver no mínimo 12 passageiros. Também o preço da passagem de Salitre a Campos Sales sofrerá aumento a partir do dia 18 de abril, passando de 3 para 4 reais.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Câmara apoia Comitê contra a Dengue


A Câmara Municipal através do presidente Rondilson Ribeiro e o apoio dos demais vereadores estão firmes na adesão a formação do Comitê de Mobilização contra a Dengue no município. Para o presidente Rondilson, é de suma importância que não só os seguimentos organizados, mais toda sociedade possa de mãos dadas, lutar para que o município de Salitre não venha a sofrer uma epidemia de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salitre realizou esta semana um grande encontro para a formação de um Comitê de Mobilização Social de Combate a Dengue e reuniu diversas autoridades e representantes da sociedade. O evento aconteceu CRAS com uma programação exclusiva para refletir e debater sobre os cuidados na prevenção da Dengue no município.

Toda mobilização conta com o apoio da Câmara Municipal de Salitre.

domingo, 3 de abril de 2011

Salitre, Ce - Falta de água é discutida em Audiencia Pública

Numa iniciativa da Comissão Municipal Pró-Água, formada por jovens amigos de Salitre e com o apoio da Câmara Municipal, foi realizada uma audiência pública na sede do legislativo salitrense para discutir o crônico problema da falta de água. Além dos vereadores, participou da discussão o prefeito municipal Agenor Ribeiro; o deputado federal José Airton; o gerente regional da CAGECE Marcelo Gutierrez; assessor do secretário da SDA Raimundinho; coordenador da ACB Jorge Pinto e a população que espera uma resolução o mais rápido possível. Nas discussões, o prefeito Agenor lembrou que desde o início do seu governo que luta para resolver este problema, mais que não depende apenas do município, que é preciso outras forças políticas.

De acordo com a CAGECE local para um abastecimento satisfatório são necessários 35 mil litros/hora de água. A Comissão Pró-Água mostrou numa apresentação em data-show que a sede do município dispõe de 9 poços profundos, produzindo uma vazão de 29.905 litros/hora. Hoje a sociedade do município paga muito caro pelos serviços irregulares. O valor de um tonel de 200 litros custa em torno de 5 a 7 reais, dependendo da distancia do poço até a residência. Já um carro-pipa de 7 mil litros custa entre 40 e 50 reais.

O deputado José Airton parabenizou a Comissão pela iniciativa da discussão e que é preciso juntar as forças políticas, principalmente os deputados votados no município, para intercederem junto ao governo, a resolução do problema.

(Ouça o deputado (aperte o play do lado direito do blog)


O gerente regional da CAGECE Marcelo Gutierrez explanou sobre o poço pioneiro que deveria abastecer regularmente o município; falou da possibilidade de fazer um projeto de uma adutora do açude canoas (Assaré) até a adutora já existente e que num estudo feito foi constatada a existência de água subterrânea próximo da sede do município, mais não se sabe a quantidade nem a qualidade dessa água. Outra informação do gerente regional, é que numa análise feita pela CAGECE, mostra que dos poços profundos da sede de Salitre, tem alguns contaminados e outros com água salgada.

(Ouça o gerente regional
(aperte o playdo do lado direito do blog)

A Comissão Pró-Água de Salitre está elaborando um relatório e ao lado de alguns vereadores, estarão levando ao conhecimento de autoridades competentes, a fim de resolver à problemática.

sábado, 2 de abril de 2011

Hermínio Resende pede licença médica e Perboyre Diógenes vai assumir


Nesta terça-feira (5), o primeiro suplente do PSL Perboyre Diógenes está retornando a Assembléia Legislativa. O parlamentar substitui o deputado Hermínio Resende (PSL), que está entrando de licença por 4 meses para realização de tratamento médico. O deputado tem problemas coronários e diabetes. A Comissão aprovou o pedido e já comunicou a Perboyre que na última eleição obteve 29.443 votos.

Assessores Parlamentares da Câmara Municipal