sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Presidente da Câmara e o Prefeito Agenor tem audiência com o Governador sobre o problema da água em Salitre


O pacato município de Salitre, na micro região do Cariri Oeste do Ceará, com uma população de 16 mil habitantes e distante de Fortaleza cerca de 630km, amarga o drama da falta d’água para o consumo humano. O problema no município já é tão antigo que virou rota de comercialização de proprietários de carros-pipa e carroceiros, que lucram com a venda de água potável para a população, até que a atual administração “Quem Ama Cuida” entrou na briga diretamente e passou a distribuir água de boa qualidade e de forma gratuita para a população. A água vem do estado de Pernambuco, a 60 km da sede do município, transportada por carros-pipa. 

Os mais abonados financeiramente por uma carrada d’água com 10 mil litros chegam a pagar até R$ 70,00. Quem não tem condições de pagar é beneficiado pelo programa de distribuição de água do município.
Preocupados com esta situação, que persiste há vários anos sem uma solução pelo governo do Estado, o Prefeito Agenor Ribeiro e o Presidente da Câmara Vereador Rondilson Alencar e os moradores decidiram formar a comissão municipal da água, a fim de chamar a atenção das autoridades e entidades de classes para a gravidade do problema que vem afetando a população e está inclusive provocando problemas de saúde pública, devido ao consumo de água poluída. A comissão mobilizou a comunidade e autoridades para a realização de uma audiência pública que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. Na oportunidade, foram discutidas com representantes de órgãos estaduais, como a Cogerh, Cagece e Sohidra, iniciativas que solucionem o angustiante problema. O tema da audiência pública é significativo: “Temos sede, queremos água”.

Após a audiência pública o Prefeito Agenor Ribeiro tratou de pressionar as autoridades competentes para o envio de um geólogo para um estudo minucioso no solo do município, o que foi de pronto atendido. Concluído esse estudo, descobriu-se uma região onde podem ser perfurados dois poços que fornecerá água de excelente qualidade e vazão suficiente para o abastecimento do município.

O Prefeito Agenor Ribeiro cansado de esperar a perfuração, acompanhado do Presidente da câmara daquele município vereador Rondilson Alencar, estiveram nesta última quarta-feira 14/02 em reunião com o Governador Cid Gomes para a decisão final sobre a perfuração dos poços que abastecerão o município.
Na oportunidade o Governador Cid Gomes  ratificou a autorização e ordenou que logo após o carnaval  a máquina perfuratriz deverá dirigir-se até Salitre e dar início imediatamente na perfuração dos poços.

A administração do município de Salitre a cada dia, da exemplo de competência e compromisso com seu povo, “Não medirei esforços para trazer a água tão sonhada para nossa gente, quero passar a administração para meu sucessor com o problema da água totalmente resolvido, os canos que conduzirão as águas dos poços até a estação da cagece, estará chegando no final do mês e será colocado tão logo a perfuração dos poços seja concluída” disse Agenor.

Ferreira Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está reservado para os seus comentários. Utilize dos seus direitos, mas lembre-se das moderações.