quarta-feira, 28 de março de 2012

Câmara de Salitre realiza Sessão Ordinária

Após ser invocada a presença de Deus, O Vereador Rondilson Alencar, Presidente da Câmara Municipal de Salitre, abriu às 17 horas desta segunda feira, dia 26 de março, mais uma Sessão Ordinária. Com a presença de seis edis(Rondilson Alencar, Otoniel Oliveira, Dorgivan Pereira, Carlos Costa, Dr. Edmilson Miranda e João Paulo Modesto) e a ausência de três vereadores(Ronaldo Pereira, Carlinhos da Bulandeira e Silvio Pinto), após chamada de verificação dos presentes, foi lida a ata da sessão anterior, tendo sido a mesma aprovada. 

Como nada existia na ordem e expediente do dia a ser debatido, o Presidente da Casa, Rondilson Alencar facultou a palavra a seus pares que assim se manifestaram: Dorgivan Pereira, Dr. Edmilson Miranda, Carlos Costa e Rondilson Alencar, externaram votos de pesar pelo falecimento do Sr. Elói Silva, um dos fundadores do Salitre, comerciante e chefe de numerosa família. Ainda, Dr. Edmilson Miranda pediu providências para corrigir falha por parte de um motorista que presta serviço no Hospital de Pequeno Porte de Salitre, que não vêm cumprindo com zelo sua função, tendo sido de imediato apoiado por seus pares. Tendo ficado claro que pedido de providências devem ser tomadas, iniciando pela informação a Sra. Secretária de Saúde e ao Prefeito Municipal, que como se sabe, não admitem tal proceder. 

Como nada mais foi discutido, encerrou-se a presente sessão, ficando firmado o compromisso para novo encontro na próxima segunda feira, ou em convocação extraordinária. 
 
Matéria divulgada na Rádio Três Fronteiras.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Salitre no combate a Dengue.

A Secretaria de Saúde de Salitre realizou um mutirão contra a Dengue. O objetivo foi fortalecer e conscientizar a população dos cuidados necessários para evitar o mosquito causador da dengue. Para isso a Secretária de Saúde Thaisa Gomes, com o apoio da administração municipal, reuniu agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, alunos e a população numa grande força-tarefa.

A concentração inicial foi no Hospital Municipal, de onde saíram em caminhada vistoriando prédios públicos e recolhendo materiais que podem acumular água, eliminando com isso ambientes propícios à formação de focos da doença. Garrafas, pneus, latas velhas e tambores estiveram entre os materiais recolhidos.

Houve uma grande colaboração por parte da secretaria de urbanismo e meio ambiente e da secretaria de obras, principalmente na limpeza dos terrenos baldios. Para a secretária Thaísa, “este tipo de ação é importante para que a sociedade fique sempre alerta, quanto à entrada do mosquito em suas residências”.

Recentemente a Secretária Thaísa esteve na Câmara Municipal respondendo alguns questionamentos dos vereadores e ao mesmo tempo fazendo uma explanação  sobre a real situação dos focos da dengue e mostrando as ações da sua pasta no combate ao mosquito transmissor.

Câmara apoia ações da administração municipal na busca de abastecimento da água.


Através da Defesa Civil e o apoio da Administração Municipal continua a operação carro-pipa no município de Salitre. De acordo com o Secretário de Agricultura Alderi Fialho, são 9 carros que trabalham diariamente para manter o abastecimento da zona rural. Isso dá aproximadamente 700 carradas de água por mês. A distribuição é feita através de fichas, que inclusive já foram entregues até o mês de maio. Espera-se que Deus possa abençoar e trazer um alento a população que sofre com a falta de água para o seu consumo, dos animais e para a agricultura.
Lamentavelmente Salitre está localizado em uma região de difícil acesso a água, apesar dos esforços da administração até agora não se tem uma solução para o problema do abastecimento da sede salitrense. No momento está sendo aguardada a perfuração de dois poços profundos que estão sendo perfurados através da Sohidra na Serra de Antonio Santo, um com 200 metros e outro com 250 metros. Espera-se uma boa vazão e que a qualidade esteja dentro dos padrões para o consumo humano. O projeto é interligar os dois poços e levar água até a sede do município. O prefeito Agenor está empenhado para que isso possa acontecer.
Por falar no prefeito Agenor, ele passou o sábado de intensa movimentação administrativa: esteve acompanhando de perto a entrega dos certificados de conclusão de alunos que fizeram parte de cursos do Telecentro; No sítio Arapuca, deu início a construção de uma praça e fez entrega de duas casas do Programa Minha Casa Minha Vida no sítio serrinha. São 30 Casas que serão entregues até o final de abril pela Administração Municipal.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Presidente da Câmara ao lado do prefeito sofrem assalto


Na noite desta quarta-feira (29/02) pouco antes da meia noite, próxima ao município de Morada Nova, uma quadrilha de assaltantes abordou o carro onde viajavam de Fortaleza com destino a Salitre - CE, o prefeito de Salitre Agenor Ribeiro, o presidente da câmara Rondilson Alencar, a empresária Francisca, o empresário Neilton de Eurico e o motorista do veiculo Claudinho.

O prefeito Agenor Ribeiro, esteve nesta quarta-feira em Fortaleza juntamente com o presidente da câmara Rondilson Alencar, para tratar de assuntos da municipalidade e na oportunidade receber do governo do Estado 4 (quatro) computadores que seriam usados nos postos de saúde do município de Salitre.

No seu retorno a Salitre, pouco antes da meia noite nas proximidades de Morada Nova, uma quadrilha de assaltantes abordou o carro do prefeito forçando o mesmo a parar, os bandidos fortemente armados, fizeram os ocupantes do veiculo entrarem no matagal e lá roubaram todos os pertences pessoais das vitimas: os computadores da secretaria de saúde, celulares, dinheiro, pertences pessoais, documentos e projetos do município e levaram o veiculo do prefeito uma S10 de cor preta, deixando as vitimas abandonadas no matagal onde passaram quase quaro horas em busca de socorro, felizmente os bandidos não lesionaram as vitimas.

Já sem esperanças e com mito cansaço, o prefeito e seus amigos foram socorridos por um veiculo que trafegava no sentido Morado Nova, foi uma verdadeira sorte o veiculo que socorreu as vitimas ter parado para ajudar, pois aquele trecho é conhecido por ser muito perigoso e com freqüência acontecer assaltos a quem trafega durante a noite. A ocorrência foi registrada na delegacia de Morada Nova, onde tem a Drª. Socorro como titular.

Prontamente atendidos pela Delegada Titular da delegacia Drª Socorro, que após ouvir as vitimas, ordenou diligencias para tentar afetiva a captura dos marginais. O prefeito Agenor o vereador Rondilson os dois empresários e o motorista que ocupavam o veiculo, felizmente não sofrerão lesões físicas após o enorme susto, resta agradecer a Deus por estarem vivos e contando a historia.