segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Presidente da Câmara de Salitre Acompanha Prefeito em Fortaleza em Várias Ações.


 Na busca por melhorias para a população do município de Salitre, o Prefeito Agenor Ribeiro (PT) acompanhado do Presidente da Câmara Municipal daquele Município Rondilson Alencar (PT) estiveram em Fortaleza na ultima sexta–feira (24/11/2011), onde protocolaram ofícios tanto do poder executivo quanto do Legislativo, requerendo agilidade na perfuração dos poços, apontados pelo relatório geológico apresentado pela equipe de geólogos da CAGECE que estiveram no município fazendo o estudo.

No relatório apresentado pelos geólogos aponta dois poços profundos que juntos terão  vazão suficiente para abastecer o município e acabar de vez com a falta de água.

Os ofícios foram protocolados nos seguintes departamentos do Estado: CASA CIVIL, SECRETÁRIA DAS CIDADES, CAGECE, SOHIDRA e COGERH, com a finalidade de requerer agilidade e urgência para o inicio da perfuração dos poços e também requerendo a manutenção e funcionamento dos poços P1 e P4 até a conclusão e funcionamento dos novos poços.
Também em Fortaleza, o Prefeito Agenor e o Vereador Rondilson, participaram de uma reunião da executiva estadual do PT que aconteceu no sábado (26/11/2011) na Assembléia Legislativa, quando na oportunidade foram recebidos pelo Secretário das Cidades Dep. Camilo Santana (PT), Senador José Pimentel (PT) e o Dep. Federal José Airton (PT), onde foi apresentado mais uma vez a situação da falta de água no município, na reunião foi apresentado o estudo geológico que foi feito no Município e apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Salitre.

O Senador José Pimentel ficou muito sensibilizado com o drama que o povo salitrense vem enfrentando todos esses anos com a falta de água e comprometeu-se em intervir no sentido de agilizar a perfuração dos referidos poços, já o Secretário Camilo Santana e o Dep. Federal Jose Airton também irão intervir para que o mais rápido possível as maquinas comecem as perfurações.


 Prefeito Agenor:

“Não é possível que agora o problema da falta de água no Salitre não seja resolvido, enquanto eu tiver força virei quantas vezes for preciso à Fortaleza ou à Brasília para que a perfuração dos poços comece o mais rápido possível”

“O nosso povo não agüenta mais esse sofrimento da falta de água, estou fazendo o possível e impossível para que de uma vez por todas esse problema acabe”

“O Senador José Pimentel, o Secretário Camilo Santana e o Dep. José Airton vão nos ajudar no sentido de agilizar o mais rápido possível o deslocamento das máquinas para o Salitre e daí darem inicio as perfurações dos poços, não quero concluir o meu mandato sem ver água nas torneiras do povo de Salitre” concluiu.

 Vereador Rondilson:

“Estamos fazendo a nossa obrigação de tentar de todas as formas acabar com a falta de água em Salitre, estou apoiando e acompanhando todas as ações do Prefeito e dando a minha contribuição”

“Neste momento temos de nos unir em favor de Salitre, enquanto a oposição esbraveja e nos difama, estamos trabalhando é isso que eles (oposição) deveriam estar fazendo”

"Fui eleito pelo povo de Salitre, devo a qualquer custo defender e apoiar qualquer ação em prol desse povo, Salitre não aguamta mais viver dessa forma, sem água. Hoje estamos dando inicio de fato a um novo tempo para nosso povo, admiro a coragem do Prefeito Agenor e a maneira que ele vem tentando buscar a tão sonhada água" ressaltou.

Magoas do Prefeito:

O Prefeito Agenor não deixa de lembrar-se dos ataques que ultimamente vem sofrendo por parte da oposição, “A oposição deveria está aqui junto comigo em busca de água para o povo de Salitre, não lançarem sobre mim falsas acusações e difamação como vem fazendo ultimamente, na verdade isso só me faz trabalhar mais e mais para mostrar a todos que hoje o Salitre tem outra face, lembrem-se de como o salitre era antes da nossa administração e veja como Salitre é Hoje”

“Guardo sim magoas, pois sempre tentei unir todos em prol do nosso povo tão sofrido, gostaria que a oposição deixasse a ambição e a cobiça de lado e me ajudasse a realizar esse sonho que não é só meu mais de todo o povo salitrense, que é ver água nas suas casas”.

“Hoje graças a Deus, tenho vereadores comprometidos com a nossa gente, o nosso grupo é unido e forte, nossos vereadores da base aliada são homens de coragem, amor e compromisso com Salitre, por esse motivo a nossa administração é esse sucesso, sem eles me apoiando jamais chegaríamos a lugar algum”

“Não posso de forma alguma esquecer das lideranças que me apóia, ex-vereadores, sindicalistas, lideranças comunitária, comerciantes, professores, servidores, pessoas comuns e a população em geral que tanto confia no meu trabalho”  concluiu.

Sucessão 2012:

Hoje no município de Salitre, existem 13 partidos políticos em funcionamento, destes partidos 09 poderão compor um “blocão” em coligação com o PT para a sucessão do Prefeito Agenor, são eles os possíveis aliados em 2012:

PT: Prefeito Agenor Ribeiro.
PSB: Vereador Ronaldo Pereira.
PRB: Vereador Dr. Edmilson.
PT do B: Ex-Vereador e Secretário de Meio Ambiente Miguel de Sinato.
PC do B: Presidente do Sindicato Rural Srª. Luzinete.
PSL: Vereador Carlos Costa.
PSC: Vereador João Paulo.
PR: Alexandre Franklin
PSDC: Srª. Francinete

Lideranças que possivelmente estarão no apoio à sucessão do Prefeito Agenor Ribeiro:

Vice-Prefeito João Costa (PT).
Vereador Rondilson Alencar (PT).
Vereador Carlinhos da Bulandeira (PRB).
Ex-Vereador Mazinho Barboza (PT)
Ex-Vereador Wilton Eloia (PT)
Ex-Vereadora Elenilse (PT)
Ex-Vereador Pimentel Torres (PT)
Empresário do Ramo de Mandiocultura Sr.Elias Nogueira
Empresario do Ramo de Mandiocultura Sr. Antonio de Eurico.
Empresaria do Ramo de Construção Srª. Francisca.
Lideranças Ex-Prefeito Caxeiro. (PSC).
Ex-Vereador Aquino (PT).
Presidente do Sindicado Servidores Publico Srª. Marinalva.
Liderança do PRB Srª. Everalda Rodrigues.

Oposição:

Já a oposição por sua vez, não tem uma base tão ampla até o momento, na atual situação política poderá ter o apoio das seguintes legendas e lideranças:

PDT: Vereador Silvio Pinto (pré-candidato).
PSDB: Vereador Dogivan
PHS: Armando
PP: Vereador Otoniel.

As lideranças que poderão compor com a oposição nas eleições 2012 são:

Ex-Vereadora Dorisvalda Pereira (PMDB) (pré-candidata).
Vereador Otoniel (PP).
Vereador Dogival Pereira (PSDB)
Vereador Silvio Pinto (PDT) (pré-candidato)

Se tudo permanecer no cenário político atual o Prefeito Agenor não terá dificuldades em eleger o seu secessor, a oposição terá bastante trabalho para tentar reverter essa situação, pois o grupo de apoio ao Prefeito Agenor é extenso, forte e unido para as eleições de 2012, hoje contando com 6 vereadores na sua base de aliados e a oposição com 3.

Certamente sabemos que o eleitorado Brasileiro não vota mais em políticos do tempo do “agradinho” e sim no político que trabalha e tem competência.
O prefeito Agenor indagado sobre a situação política que vive hoje o Salitre diz que: “não tenho dúvidas que iremos fazer o meu sucessor para dar continuidade a minha administração, não vejo dificuldade em 2012, no nosso grupo temos vários nomes que poderá ser o nosso candidato, como já havia dito, se a oposição trabalhasse mais e falasse menos as coisas não estaria neste contexto, eu gostaria muito de sentar e conversar com eles (oposição) e fazermos juntos a história de Salitre”.

“Como sempre, estarei de braços aberto para conversar e tentar um acordo que beneficie o nosso povo, não quero mais sentir magoas de ninguém, quero a alegria e a satisfação de ver o nosso povo feliz, concluo o meu mandato de cabeça erguida e a consciência de ter dado o melhor de mim para o povo de Salitre que merece muito mais” concluiu.

Entenda mais sobre a falta de água em Salitre

Na cidade de Salitre, há rede de abastecimento mais o mesmo se encontra com sérios problemas e não consegue atender a população, até os poços que têm água salgada são disputados por carroceiros. Eles vendem, de porta em porta, o produto que os moradores usam para higiene pessoal e limpeza da casa. Água para beber vem de longe e custa caro para os moradores. Um carro-pipa particular traz água potável de Pernambuco, para vender aos moradores.

Quem não pode pagar, depende dos carros-pipa que o Governo Municipal mesmo com poucos recursos coloca a disposição de toda população. Nos governos passados a Operação Carro-Pipa do Governo Federal retirava água de um açude em Salitre, para abastecer oito mil pessoas. Sem chuva, o volume d’água baixou e se tornou impróprio para consumo humano, o abastecimento foi transferido para um açude de outro município, mais sua capacidade também era baixa e não agüentou.

Enquanto os mananciais da região vão se esgotando, a população está cada vez mais aflita. A água é escura, cheia de impurezas os moradores tentam coar antes de servir aos seus filhos mais correm o risco de contrair doenças. Não é escolha é a falta de opção. A falta d’água tem afetado principalmente os alunos da rede publica que ficam sem água pra beber durante as aulas como também para se fazer a merenda.  Para solucionar esse problema entra novamente o poder publico municipal que dentro das suas condições não mede esforços para amenizar a situação de toda a população salitrense.


O grande problema esta no sistema do abastecimento d’água a partir dos postos pioneiros P1 e P4, localizados na Serra do Araripe. Construído de forma emergencial em função da grande estiagem de 2001 a obra "deveria" abastecer Araripe, Campos Sales e Salitre, contudo sempre apresentou problemas de ordem técnica. Destas três cidades beneficiadas com a adutora, somente Salitre está sem água. Já os moradores de Campos Sales e Araripe estão sendo abastecidos pelos açudes Poça da Pedra e Alagoinha, respectivamente.


A COGERH (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos) que era responsável pela adutora não agüentou tantos problemas e passou para a gestão da CAGECE que também não solucionou uns dos principais problemas que é o quadro elétrico do sistema de bombeamento além desse problema, a adutora apresenta vazamentos e sangrias ao longo dos 96 quilômetros de extensão. Depois de acionadas as bombas, a água demorar, no mínimo, 24 horas para chegar até a cidade de Salitre. O impasse maior é a adutora que nunca foi assistida de forma correta pelos órgãos que a gerenciaram.

Enquanto a maioria dos municípios reivindica do Governo Federal e Estadual construção de prédios, pontes e pavimentação de ruas, a população de Salitre está pedindo uma das mais elementares exigências do ser humano: "água para beber", a solução é a recuperação e manutenção do poço que abastece a cidade, localizado a 80 km. Situações piores vivem os moradores dos distritos, cujo abastecimento é feito por carros-pipas, que distribuem 450 carradas por mês. A falta de poços profundos faz com que a nossa população pague por isso. A água do único poço profundo em funcionamento na cidade é salgada mesmo assim, sempre está cheio de carroças.

De acordo com o prefeito da cidade, Agenor Manuel Ribeiro (PT) que já vem lutando desesperadamente pelo problema d’água de seu povo desde que assumiu seu mandado, a cidade pode enfrentar um total colapso do abastecimento. O problema se agrava a cada ano e tende a ficar pior no segundo semestre, pois a evaporação aumenta e os mananciais baixam de maneira trágica. Segundo a FUNCEME, choveu apenas 340 milímetros no ano passado em 2007. Este índice é considerado abaixo da média anual, que é estimada em cerca de 500 mm. Há localidades em que até existem cacimbas, mas com a água salgada e suja. E a salvação está sendo os carros-pipa que abastecem as cisternas.

Na área do município foram construídas cerca de 480 cisternas, reservatórios cilíndricos, cobertos e semi-enterrados que permitem o armazenamento d’água da chuva para consumo humano que terminam funcionando como depósito d’água. Ao longo da estrada que liga Salitre a Campos Sales e, principalmente no Centro da cidade, é comum o trânsito de bicicletas, carroças e carro-pipa transportando água.

Adutora


A adutora é formada por dois trechos: o primeiro, que possui 85 quilômetros, liga o poço pioneiro (PP4) - que é poço principal do sistema, construído pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), com 950 metros de profundidade e vazão projetada de 250 m³/hora) às sedes municipais. O segundo trecho tem 15 quilômetros e liga outro poço (PP1), de menor vazão, ao poço principal. O PP1 foi cedido pela Petrobras à SRH, que o adaptou para a produção de água. O poço é uma alternativa, no caso do poço principal precisar de manutenção, não prejudicando, dessa forma, o abastecimento humano de cerca de 37 mil pessoas, que são beneficiadas pela obra. Além disso, as águas do poço PP1, cuja vazão é de 34 m³/hora, que corresponde a oito carros-pipas por hora, são aproveitados ao longo do percurso da adutora por dez chafarizes.
 
Adaptação

O maior reservatório d’água subterrânea do Ceará, situado no pólo aqüífero do Cariri, não é aproveitado como deveria, a população de Salitre não precisava esta passando por uma situação tão desumana se nossos governantes tirassem do papel todos os projetos que se tem, inclusive os de poços profundo que além de não evaporar não acabam com terras produtivas como os açudes. Reportagem que saiu no diário do nordeste no ano passado em 2007: "Segundo o titular da SRH, engenheiro Hypérides Macedo, o referido projeto preocupa-se, no momento, com a recuperação de um poço de 908 metros de profundidade, antes perfurado pela Petrobras, quando fazia prospecção para descobertas petrolíferas na região, e a construção de dois outros.

Um sobre a Chapada do Araripe, com 900 metros de profundidade, no município de Santana do Cariri, e o terceiro entre os municípios de Crato e Barbalha, de 650 metros, gerando uma expectativa de uma vazão superior aos 100 mil metros cúbicos/hora, cada um. Inclusive, há possibilidade de que dentro de algum tempo as águas do primeiro poço venham a complementar o abastecimento da cidade de Araripe e, até mesmo, de Salitre, um dos municípios mais carentes de água da região, ao aqüíferos da bacia sedimentar do Cariri já produzem, pelas suas fontes naturais surgentes, 43 milhões de metros cúbicos/ano consumidos pelas comunidades carirenses e que, juntamente com a captação dos novos poços, representarão um abastecimento de água de excelente qualidade para beber, irrigação e demais usos, dispensando o tratamento potável, uma vez dotadas de condições mineralógicas e bacteriológicas naturais subterrâneas. Além disso, a região é composta de naturais pacotes de rochas porosas que permitem a formação de reservas hídricas, cuja capacidade acumulada está sendo estudada. O Projeto vai permitir um melhor planejamento da captação dos recursos no Cariri". 

O QUE FAZER?

A solução para esse problema de salitre esta longe de se resolver, mais a população vem de bom grado pedir ao ilustre Sr. Dr. Cid Gomes governador desta terra que tanto amamos, que pelo menos nos dê esperanças de dias melhores, melhorando os equipamentos da CAGECE órgão que gerencia a adutora e a rede, o problema mais urgênte que o órgão enfrenta é a falta de uma viatura, para que seus funcionários, tenham maior mobilidade para consertar e fazer a manutenção da rede, e num futuro próximo que a rede seja completamente recuperada, já que os vazamentos se dão por causa da mesma ter sido feita de modo emergencial e não foi subterrada como deveria ser, em coxão de areia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço está reservado para os seus comentários. Utilize dos seus direitos, mas lembre-se das moderações.